quarta-feira, 10 de outubro de 2012

I Contos que o Tempo Conta...


Durante a IV etapa do Projeto Despertando o Gosto pela Literatura, os alunos da EEEP José Maria Falcão descobriram o sabor de tornarem-se contadores de histórias. Cada equipe selecionou um clássico da literatura infanto-juvenil para recontar usando as mais diversas técnicas de contação. A maior recompensa foi ver no rostinho daqueles jovens leitores o prazer de vivenciar um momento de leitura tão “gostoso” e divertido, resgatando a afetividade perdida em nosso cotidiano.  Através deste trabalho esboçamos a esperança de estar contribuindo no desenvolvimento de novos leitores e de ser ponto de partida para uma viagem infinita, a viagem ao mundo do conhecimento. Nesta perspectiva, na formação do hábito de leitura, nada substitui uma boa história contada, cantada, contada e cantada, gesticulada, ilustrada, dobrada em uma folha de papel... Contar histórias é também trocar idéias. Esperamos que as histórias sejam encaradas com muito prazer e que o livro seja entendido como um tapete mágico no qual voa a nossa imaginação...Este foi mais um evento que teve a frente os alunos do Clube de Leitura.
Este trabalho tem duas fases: a primeira consiste em Contação de Histórias nas Escolas Municipais e na segunda fase, apresenta-se o resultado dos projetos que aconteceram nas escolas que receberam nosso alunos e replicamos na própria escola abrangendo um público bem maior.
Os contadores de história nasceram com a humanidade. Falar sobre encadear acontecimentos, acrescentando-lhes uma interpretação, são atributos humanos. Usar o corpo para acentuar e definir a expressão do pensamento pertence aos artifícios da comunicação entre os seres. O contador reúne essas duas qualidades: a capacidade de narrar e de representar – com a voz, o olhar e os gestos – essas narrativas. A ligação torna-se ainda mais forte, quando o texto objeto da contação desencadeia a memória afetiva, ligada às histórias ouvidas na infância. Contador e ouvinte ficam, então, entregues à memória e à imaginação, restabelecidas e vivificadas. A força dessa literatura é acrescida, quando a fonte das histórias é de origem popular oral. E isso foi amplamente desenvolvido nesta IV etapa do Projeto Despertando o Gosto pela Literatura, que teve sua culminância no dia 7 de dezembro de 2011, na EEEP José Maria Falcão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário